sexta-feira, 7 de maio de 2010

Complementar ou não?

Leite é um assunto delicado para algumas mães. Comigo foi assim. Na minha cabeça eu amamentaria até os dois anos e teria trabalho para minha filha largar o peito, já uma criança formada. Doce ilusão. Catarina sempre foi grande e comilona. Nos três primeiros meses eu amamentei com intervalos que variavam entre uma e duas horas entre as mamadas. Você sabe o que é isso? Eu praticamente não dormi nesse tempo. Cada noite de sono durava quatro horas em média no total. Eu fiquei um caco. Minha mãe me conta que eu tinha olheiras pretas imeeeensas. Estava parecendo um zumbi do Thriller (clipe do Michael Jackson dos anos oitenta) e me sentia como um. Enquanto que na gravidez as pessoas me elogiavam, diziam que eu estava linda, desde a neném nasceu, só recebi olhares de compaixão e nenhum elogio. Eu entendo o porquê disso.
As coisas começaram a mudar quando Catarina começou a perder peso ao invés de ganhar já no segundo mês. A pediatra dela me perguntou: "Onde está o leite?" Como se eu soubesse. Me pergunto: será que ela realmente esperava uma resposta? Isso me soa como aquela perguntas budistas: 'Onde está a mente?' Pô, sei lá.
Eu comia direito, tomava vitaminas, mentalizava que eu produzia muito leite. Mas, isso não era suficiente para aplacar a voracidade daquela criança. E me sentia estéril. Mais uma vez, meus planos estavam indo por água abaixo. Primeiro foi a cesárea, e agora isso. E as mães com quem eu me deparava (inclusive a minha) comentavam o quanto seus seios jorraaavam leite. E eu acreditava, quando estava grávida que por que meus seios ficaram enormes (do 40 para o 46) isso claramente queria dizer que eu teria tanto, mas tanto leite, que daria para doar para o banco de leite e ajudar as outras crianças.
Fazer o quê? No final, a pediatra disse que eu teria que complementar a sagrada amamentação com NAN1. Apesar do orgulho ferido, pus a saúde de minha filha em primeiro lugar e segui a orientação da médica. Hehehe. Foi a melhor coisa que fiz. Já na primeira noite consegui dormir por quatro horas seguidas!!! Depois amamentei dei a mamadeira de NAN1 e dormi mais 3 horas seguidas!!! Foi a glória. E ainda por cima, no sábado eu pedia às vezes para meu namorado acordar e alimentá-la, assim eu poderia dormir umas seis horas no total. Foram passando os meses e hoje eu durmo entre sete e oito horas seguidas. Hoje posso curtir a maternidade de verdade.

Um comentário:

  1. Achei engraçada a parte que você fala: Onde está a mente? Lembrei daquela música do Pixies "Where is my mind?" Hehe Que bom que agora você está saudáel e linda como sempre foi! bjonnn

    ResponderExcluir